Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 9 de maio de 2009

Bruno Senna sai na segunda fila nos 1.000 Km de Spa


SÃO PAULO –Bruno Senna largará na 4ª posição nos 1.000 Km de Spa, segunda etapa da Le Mans Series. A prova será disputada neste domingo no veloz circuito belga e poderá até levar o brasileiro à liderança do campeonato. Ele ocupa a terceira posição na classificação geral, ao lado do companheiro Stéphane Ortelli, e partirá à frente dos líderes da classe de protótipos LMP1. Os Peugeot 908 oficiais de fábrica confirmaram o favoritismo e monopolizaram a primeira fila depois de um acirrado duelo particular, com o trio Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien garantindo a pole por menos de um décimo de segundo sobre os experientes Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham.

Apesar da excelente posição no grid de 49 carros, Bruno não se mostrava completamente satisfeito ao final da tomada classificatória. "O carro ainda não está como eu gostaria e minha volta mais rápida não foi perfeita porque peguei tráfego. Aliás, nem consegui dar uma segunda volta boa”, afirmou Bruno, que ainda viu o motor do Lola Aston Martin dos líderes Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke estourar à sua frente e banhar de óleo a sua sobreviseira. Vencedores dos 1.000 Km da Catalunha em abril, os três sairão em 49º e último lugar e complicaram suas chances na corrida.

A largada para as 143 voltas será autorizada às 7h50 pelo horário brasileiro e a corrida deverá ser concluída depois de cerca de seis horas. Bruno reconhece que será difícil resistir ao poderio dos Peugeot. "Eles estão em outro mundo e poderiam até aumentar a vantagem, já que hoje treinaram com muito mais asa. Ainda temos muito a corrigir no carro. Até que reduzimos bastante a instabilidade na traseira do carro, uma de nossas preocupações nos ensaios da sexta-feira. Na verdade, a origem do problema estava na suspensão dianteira. Mas ainda dá para ganhar muito mais velocidade trabalhando no acerto”, completou Bruno, que terminou em 3º em sua estréia na Espanha. Os franceses Jean-Christophe Boullion e Christophe Tinseau, segundo colocados na abertura do calendário e atuais vice-líderes, largarão em 5º.

Os 10 primeiros do grid em Spa-Francorchamps:

1 – Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min01s056 (208,287 km/h)
2 – Marc Gené/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min01s082
3 – Harold Primat/Miguel Ramos/Darren Turner, Lola Aston Martin, 2min02s488
4 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Oreca LC70-AIM, 2min02s570
5 – Jean-Christophe Bullion/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, 2min02s674
6 – Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost, Lola Aston Martin, 2min03s222
7 – Robbie Kerr/Guy Smith/Lawrence Tomlinson, Ginetta Zytek, 2min03s598
8 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 2min04s390
9 – Narain Karthikeyan/Andy Meyrick/Charles Zwolsman, Audi R10 TDI, 2min04s478
10 – Pierre Ragues/Franck Mailleux, Oreca Judd, 2min04s614

Fonte: Márcio Fonseca

Bruno Senna e Stéphane Ortelli partem da 4ª posição


Dupla conquista o 4º posto com o novo "Oreca 01 AIM", menos de 1 décimo de segundo atrás do Aston Martin nº 009. A primeira fila é composta pelos favoritos Peugeot 908. Nicolas Lapierre e Olivier Panis enfrentaram problemas e partem apenas da 29ªposição com o outro Oreca.

Simon Pagenaud fez a pole-position para a equipe da Peugeot nos 1000km de Spa. Quase sem nenhuma experiência ao volante do protótipo a diesel francês (guiou pela primeira vez no LMP à menos de 2 semanas), Pagenaud foi 26 décimos mais rápido que o companheiro de time Alexander Würk. Os tempos foram obtidos logo na primeira volta lançada de ambos os carros, e embora Turner no Lola Aston Martin #009 ainda tenha dado a sensação de que iria vender caro a pole-position para a Peugeot, viu-se prejudicado pelo tráfego no último terço do circuito, após ter batido os tempos dos Peugeot nos dois primeitos setores.

O Aston Martin #007 teve problema de motor logo na sua primeira volta lançada e largará do último lugar do grid, enquanto que Bruno Senna fez um excelente trabalho no novo "Oreca 01 AIM" e colocou o #10 em 4º lugar, com o Pescarolo #16 logo atrás.

BRUNO SENNA: "A quarta posição é bastante boa, embora a minha volta não tenha sido perfeita. Eu tive um pouco de tráfego e não pude completar voltas limpas. O carro esteve muito bem, especialmente nas curvas rápidas. Poderemos andar ainda mais rápido, pois o carro tem potencial. Sei que a posição inicial não reflete obrigatoriamente a de chegada, mas eu amo Spa e iremos lutar por mais um pódio".

Hugues de Chaunac (CEO): "Os sentimentos são opostos. Por um lado estamos felizes em ver o carro de n º 10 na segunda fila. Por outro lado, estamos decepcionados de ter um problema com o de n º 11. Temos de fazer mais testes com o novo carro, mas devemos avançar passo a passo. Por outro lado fico mais tranquilo, pois sei o ORECA 01 é rápido".


Confira os tempos da classe "LMP1":

1 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 7 - 02min01.056s

2 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 9 - 02min01.082s

3 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 009 - 02min02.488s

4 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 10 - 02min02.570s

5 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 16 - 02min02.674s

6 - Team Sebah – Lola Coupe Aston Martin nº 13 - 02min03.022s

7 - Team LNT - Ginetta-Zytek nº 22 - 02min03.598s

8 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 17 - 02min04.390s

9 - Kolles – Audi R10 TDi nº 14 - 02min04.478s

10 - Signature Plus – Courage Oreca Judd nº 12 - 02min04.614s

11 - Kolles – Audi R10 TDi nº 15 - 02min04.630s

20 - Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 - AER nº 3 - 02min12.506s

29 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 11 - 02min21.146s

48 - Strakka Racing – Ginetta-Zytek nº 23 - 03min55.058s

49 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 007 - sem tempo

Photos: Blog Oreca

Bruno Senna e Stéphane Ortelli marcam o 11º tempo na segunda sessão de treinos livres

Apesar de conseguir apenas o 11º tempo, Bruno Senna viu saldo positivo no treino.

Bruno Senna: "Tivemos muita dificuldade no tráfego. Além disso, a sessão foi marcada por diversas bandeiras amarelas e até mesmo algumas vermelhas. Contudo, o carro mudou de comportamento em relação a ontem. O Saldo é positivo: o carro é muito forte nas curvas rápidas, mas temos que melhorar o seu comportamento no miolo do circuito. Há ainda os trabalhos sobre os pneus pois precisamos nos adaptar a essa nova construção dos compostos Michelin ".

Confira os tempos da classe "LMP1":

1 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 16 - 02min02.989s

2 - Team Sebah – Lola Coupe Aston Martin nº 13 - 02min03.515s

3 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 007 - 02min03.774s

4 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 009 - 02min04.167s

5 - Kolles – Audi R10 TDi nº 15 - 02min04.190s

6 - Team LNT - Ginetta-Zytek nº 22 - 02min04.192s

7 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 7 - 02min04.370s

8 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 11 - 02min04.443s

9 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 9 - 02min04.459s

10 - Strakka Racing – Ginetta-Zytek nº 23 - 02min04.603s

11 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 10 - 02min04.885s

12 - Kolles – Audi R10 TDi nº 14 - 02min05.290s

13 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 17 - 02min06.643s

14 - Signature Plus – Courage Oreca Judd nº 12 - 02min07.144s

15 - Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 - AER nº 3 - 02min15.933s

Fonte: Blog Oreca
Photo: Julie Sueur - Endurance- Info

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bruno Senna é o 3º mais veloz da Le Mans Series na Bélgica


SÃO PAULO – Foi um começo melhor que o esperado. Apenas um décimo atrás dos mais velozes do dia, Bruno Senna terminou em 3º lugar os treinos livres que abriram a programação dos 1.000 Km de Spa, segunda etapa da Le Mans Series. Com a aerodinâmica revisada, o Courage-Oreca LC70-AIM equilibrou a disputa com o favoritíssimo Peugeot 908 turbodiesel nas poucas voltas com pista seca antes que a tradicional chuva da região despencasse sobre o autódromo. A paridade não poderia ser mais eloqüente: o trio Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, com o Peugeot 908, e a dupla Olivier Panis/Nicolas Minassian, dividindo o segundo carro da Oreca Racing, igualaram a volta mais rápida da sexta-feira.

Apesar do início animador, Bruno se mostrou cauteloso na análise dos resultados da prática de 90 minutos. "O carro ainda está muito ruim no seco. Nas curvas de alta, como Blanchimont e Eau Rouge, a traseira está tão nervosa que dá até para assustar. Precisamos trabalhar bastante no acerto antes da sessão classificatória deste sábado”, avisou Bruno, que corre ao lado do monegasco Stéphane Ortelli e estreou na categoria de protótipos com o 3º lugar nos 1.000 Km da Catalunha (Espanha) em abril.

Se o rendimento com os pneus lisos chegou a preocupar, Bruno voltou a demonstrar toda a facilidade de ambientação ao piso molhado. "Para dizer a verdade, prefiro que chova. Hoje, estávamos muito bem quando tinha mais água no circuito. Nesses momentos, eu era um segundo mais rápido que o Panis. Sobre os Peugeot 908, a vantagem era ainda bem maior, três segundos”, comparou. No ano passado, Bruno conquistou a pole na Fórmula GP2 com pista molhada.

Embora reconhecendo que a classificação dos ensaios possa ser ilusória, Bruno acredita que os Peugeot 908 estão encontrando mais trabalho que o esperado. "Houve uma mudança na construção dos pneus Michelin e eles parecem estar em dificuldades com a tração e a aderência dos traseiros. De qualquer forma, vamos ter de esperar até amanhã. Aqui, é impossível fazer previsões sobre o tempo, porque pode acontecer de tudo no mesmo dia.”

O qualifying será realizado neste sábado das 8h55 às 9h15 pelo horário de Brasília. Cinqüenta e um carros, divididos em quatro classes – LMP1, LMP2, GT1 e GT2 –, estão participando da prova.

Os 10 mais rápidos de hoje:

1 – Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min06s740 (198,946 km/h)
2 – Olivier Panis/Nicolas Lapierre, Courage-Oreca LC70-AIM, 2min06s740
3 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Courage-Oreca LC70-AIM, 2min06s846
4 – Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, 2min06s930
5 – Nicolas Minassian/Christian Panegaud/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min07s658
6 – Danni Watts/Nick Leventis/Peter Hardman, Ginetta Zytek, 2min07s860
7 – Harold Primat/Miguel Ramos/Darren Turner, Lola Aston Martin, 2min07s936
8 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 2min10s050
9 – Thomaz Erdos/Mike Newton, Lola Mazda, 2min11s920
10 – Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost, Lola Aston Martin, 2min12s048

Fonte: Márcio Fonseca

Bruno Senna e Stéphane Ortelli marcam 3º tempo no primeiro treino livre

Rendimento do novo "Oreca 01 AIM" surpreende, Lapierre e Panis igualam o tempo do favorito "Peugeot 908 HDi- FAP"; Senna e Ortelli aparecem logo em seguida.


Confira os tempos do 1º treino livre da classe "LMP1":

1 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 11 - 02min06.740s

2 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 9 - 02min06.740s

3 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 10 - 02min06.846s

4 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 16 - 02min06.930s

5 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 7 - 02min07.658s

6 - Strakka Racing – Ginetta-Zytek nº 23 - 02min07.860s

7 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 009 - 02min07.936s

8 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 17 - 02min10.050s

9 - Team Sebah – Lola Coupe Aston Martin nº 13 - 02min12.048s

10 - Signature Plus – Courage Oreca Judd nº 12 - 02min12.372s

11 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 007 - 02min12.570s

12 - Kolles – Audi R10 TDi nº 14 - 02min13.924s

13 - Kolles – Audi R10 TDi nº 15 - 02min22.010s

14 - Team LNT - Ginetta-Zytek nº 22 - 02min22.238s

15 - Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 - AER nº 3 - 02min44.586s

Foto: Blog Oreca

Tête à tête avec... Bruno Senna


Ce matin, alors que toutes les écuries continuaient à s'installer dans les paddocks de Spa Francorchamps, nous avons pu passer quelques moments privilégiés avec Bruno Senna et discuter avec lui de son engagement en Le Mans Series, de sa présence ce week-end en Belgique et de sa vision de l'avenir. Voici quelques morceaux choisis...
SPA : « Le circuit de Spa-Francorchamps est vraiment un de mes deux circuits préférés, avec celui de Macau (même si ce dernier n'est pas permanent). Ici, c'est impossible de réaliser le tour parfait tant le circuit est long. C'est vraiment compliqué d'enchaîner les trois partiels parfaitement. Si tu passes le Raidillon comme tu le souhaites, c'est quasiment sûr que tu perds du temps juste après. J'aime ce challenge. »
LE MANS : « Bien sûr, comme tout le monde, j'ai vu le film ! Mais cela fait cinq ans que je m'intéresse vraiment à cette compétition, et j'avais vraiment envie d'y participer (indépendamment d'ailleurs de l'évolution de mes engagements possibles en Formule 1). Au Mans, l'atmosphère est vraiment spéciale, et je pense qu'on ne se rend vraiment compte de ce que cela représente dans son ensemble qu'une fois qu'on l'a fait. »
« Ce qui m'impressionne le plus ? Rouler de nuit ! J'ai déjà eu l'occasion de le faire une fois, lors des Essais Le Mans Series au Castellet, et ça a été une belle expérience. Mais je ne connais pas le grand circuit du Mans, et cela va représenter un vrai handicap, car la nuit, tu ne roules pas avec tes yeux mais avec ta tête. »
L'ENDURANCE : « La philosophie est vraiment différente entre la Formule 1 et l'Endurance. Quand tu pilotes un prototype, la première chose à ne pas oublier, c'est que tu partages ton volant ! De plus, il faut veiller à préserver ses pneus, à gérer le trafic, à gérer les dépassements…Nous sommes nombreux sur la piste, et si tu repères vite les voitures les plus rapides, tu ne sais pas toujours qui est au volant, et donc quel sera le comportement du pilote devant toi. »
« Je prends énormément de plaisir au moment des qualifications car je peux pousser au maximum la voiture, et pour un sprinter comme moi, c'est du pur plaisir. »
LA VICTOIRE : « Avec notre nouvelle voiture, on peut dire que le châssis est tout aussi bon que celui de Peugeot, et que la voiture est vraiment compétitive. Après, quoi qu'il arrive, les Diesel font encore la différence au moment de l'accélération. »
« Tout ce que je souhaite pour cette année, c'est ne pas être le mauvais élément de l'équipe, car l'Endurance, c'est avant tout le travail d'un groupe, et avant même de viser la victoire, je souhaite plus que tout ne pas être celui qui gâcherait tout cet effort collectif. »
Merci à Bruno, pour sa disponibilité, son écoute et ses réponses. Comme le résume très bien Hugues de Chaunac, Bruno est un pilote qui regroupe trois grandes qualités : « le talent, l'intelligence et le sens des réalités. » Souhaitons-lui bonne chance pour le week-end à venir.


Fonte:Le Mans Series

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bruno Senna corre na Bélgica com novidades no carro

SÃO PAULO – Testado na semana passada em Paul Ricard (França), o novo kit aerodinâmico do Courage-Oreca LC70-AIM deverá aumentar as chances de Bruno Senna nos 1.000 Km de Spa-Francorchamps, segunda etapa da Le Mans Series que será disputada neste domingo na Bélgica.

"Não é exatamente uma garantia de que poderemos andar na frente, mas sem dúvida é um passo adiante”, ressalta o brasileiro, que voltará a correr em parceria com o monegasco Stéphane Ortelli.

A dupla estreou no mês passado subindo ao pódio com o 3º lugar nos 1.000 Km da Catalunha (Espanha). Bruno seguiu nesta quinta-feira para a Bélgica com a esperança de poder contar também com a versão mais atual do motor AIM, que em Barcelona esteve disponível apenas para o outro carro da Oreca, conduzido pelos franceses Olivier Panis e Nicolas Lapierre. "Ganharíamos algo em torno de 20 cavalos de potência. Faz alguma diferença, sem dúvida”, observa.

Bruno regressará a uma de suas pistas preferidas depois da notável performance na Fórmula GP2 no ano passado. Após conquistar a pole debaixo de chuva no seletivo traçado belga, Bruno liderou a parte inicial da corrida, mas viu a vitória escapar das mãos em função de um polêmico "drive thru” aplicado pela direção de prova por suposta conduta perigosa na saída do pit stop obrigatório. Correr em Spa-Francorchamps também se encaixa na programação estabelecida nesta temporada por Bruno, que inclui a participação em séries rápidas nos circuitos utilizados pela Fórmula 1, onde espera estrear em futuro próximo.

Apesar do esforço do time comandado por Hugues de Chaunac, Bruno reconhece que será difícil – a exemplo da abertura do calendário – encarar os protótipos favoritos da classe LMP1, como os Peugeot 908 turbodiesel, os Lola Aston Martin e os Pescarolo Judd. "Mesmo com a evolução do carro, não acredito que tenhamos ritmo para acompanhá-los. Mas corridas longas são sempre uma incógnita e não permitem previsões seguras”, lembra.

Os preparativos de Bruno para a prova foram encerrados em Paul Ricard. "Precisávamos ter trabalhado mais no acerto mecânico. Mas Paul Ricard é uma pista peculiar. Tudo que funciona lá não serve para circuito algum. De qualquer forma, a aerodinâmica renovada é um avanço”, admite, enxergando nas características do traçado belga um complicador adicional. "Spa tem poucas retas, o que torna as ultrapassagens ainda mais difíceis. Até mesmo os carros da GT1, que não brigam diretamente com os protótipos como os nossos, serão um problema, porque também são muito velozes.”

As atividades de pista serão abertas na sexta-feira para a primeira sessão de treinos livres com duração de 90 minutos. Há previsão de chuva forte para a região do autódromo. "Ainda não dirigi este carro no molhado. Deve ser bastante interessante”, diz Bruno, que nunca escondeu a afinidade com essa condição. As tomadas classificatórias estão marcadas para sábado, das 8h55 às 9h15 (Brasília). Domingo, a largada para as 143 voltas será autorizada às 7h50 e a expectativa é que a prova dure cerca de seis horas.


Fonte: Márcio Fonseca

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Team ORECA-Matmut-AIM: Spa 1000kms…a crucial step

The second round of the Le Mans Series, a month before the Le Mans 24 Hours, is always a special event. This year it assumes even greater importance for the Team ORECA-Matmut-AIM as the two ORECA 01s will make their racing debut. After having tested different mechanical evolutions on the Barcelona circuit, the team is now counting on its new car.
“In Barcelona, we didn’t have our full package. Now, we’ve got our ORECA 01 which is the fruit of work we began eight months ago,” points out Hugues de Chaunac. “We can’t wait to see the times. Every day will count at Spa. We have to make a success ofpractice right from the start to obtain a good grid position, and above all tackle the race in the best possible conditions.”
Bruno Senna and Stéphane Ortelli in no.10 and Olivier Panis and Nicolas Lapierre in no.11 hope to put on a scintillating performance in the Ardennes, thanks to the new aerodynamics created by the design studio. On the very quick Spa circuit with the daunting Raidillon at Eau Rouge that really sorts out the men from the boys, the four drivers are out to make the best use of the new aerodynamics to bag another rostrum finish after Barcelona in the face of opposition from Aston Martin and above all, Peugeot.
The Spa 1000-kms race that demands both speed and reliability enables teams to fine-tune their final setups before the Le Mans 24 Hours. The team is eager to tackle the event as de Chaunac confirms: “Spa is a crucial step. It’s like a kind of semi final before Le Mans. This event will show us if we’re where we should be before THE race of the year. We’re going to find out exactly where westand in relation to our rivals. We want to make a good start with the ORECA 01. We’re going to find our marks.”
For the Spa 1000kms, the ORECA 01s will have their new livery, which will keep its references to Piet Mondrian’s paintings.
Bruno Senna (no10 ORECA 01):
“Interesting to take on Peugeot”
How does your second race with ORECA look?

“We’ve got a new car that’s simply fantastic! In Barcelona, we realised that we had to progress in certain areas. We hope toimprove our out-and-out performance with the ORECA 01. The overall finish has been upgraded, and the aerodynamics refinedright down to the tiniest detail. If our progress is as good as we think it is, we can score a great result.”
How important is this event?

“It’s capital as it’s the last one before Le Mans. Personally, I’m going to continue learning about endurance and rack up the kilometres with the new car. I’m still playing myself in with the team. We can finish on the rostrum again. It’ll be very interesting to fight against Peugeot, as we’ll see exactly how competitive we are.”

Nicolas Lapierre (no.11 ORECA 01): “Everything it takes to shine”
How are you tackling the Spa 1000kms?“In the last event we were very quick in the race. Now we’ve got the new aerodynamics, and we’re determined to finish on therostrum. Olivier and I want to put our Barcelona disappointment behind us. We’ve got everything it takes to shine.”
Do you like Spa?“I love it! Last year, we finished on the rostrum and that’s a great memory. Spa is more typical than Barcelona. Before Le Mans it’s a good circuit for a general rehearsal. We’re up against Peugeot and that’ll be a good benchmark.”
Is the last race before Le Mans a special one?“Yes, because a good result will give us a big boost before the 24 Hours. It’s important not to make any mistakes and to have a perfect weekend. The new car’s got great potential in terms of sheer speed and a bigger range of setups. We’ve made a big step forward and we must consolidate it with a good performance.”
Planet Le Mans.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

1000 km de Spa: Inscritos na classe "LMP1"


3 Giovanni Lavaggi/Wolfgang Kaufmann
Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 AER

7 Nicolas Minassian/Christian Klien/Simon Pagenaud
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP

9 David Brabham/Marc Gené/Alexander Wurz
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP

10 Stéphane Ortelli/Bruno Senna
Team Oreca-Matmut - Oreca 01 AIM

11 Olivier Panis/Nicolas Lapierre
Team Oreca-Matmut - Oreca 01 AIM

12 Franck Mailleux/Pierre Ragues
Ultimate-Signature - Courage Oreca LC70 Judd

13 Andrea Bellicchi/Marcel Fässler/Nicolas Prost
Speedy Racing Team Sebah - Lola B08/60 Aston Martin

14 Andy Meyrick/Narain Kartikheyan/Charles Zwolsman, Jr.
Team Kölles - Audi R10 TDi

15 Giorgio Mondini/Christijan Albers/Christian Bakkerud
Team Kölles - Audi R10 TDi

16 Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau
Pescarolo Sport - Pescarolo LMP1/2009 Judd

17 Bruce Jouanny/João Barbosa
Pescarolo Sport - Pescarolo LMP1/2009 Judd

22 Robbie Kerr/Lawrence Tomlinson/Guy Smith
Team LNT - Ginetta Zytek 09S

23 Peter Hardman/Nick Leventis/Danny Watts
Team Strakka - Ginetta Zytek 09S

007 Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mücke
Aston Martin Racing - Aston Martin Lola B09/60

009 Miguel Ramos/Harold Primat/Darren Turner
Aston Martin Racing - Aston Martin Lola B09/60