Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 15 de março de 2013

Virose ameaça presença de Bruno Senna nas 12 H de Sebring

 Na enfermaria, piloto nem viu Stefan Mücke colocar Aston Martin em 3º no grid da GT



SÃO PAULO - A estreia de Bruno Senna em provas de endurance nesta temporada está ameaçada. O piloto da equipe oficial da Aston Martin está sofrendo as consequências de uma virose e dependerá da evolução de suas condições clínicas para disputar as 12 Horas de Sebring, etapa de abertura do calendário da American Le Mans Series neste sábado no circuito do estado norte-americano da Flórida. Hoje, enquanto era atendido no ambulatório do autódromo, Bruno nem viu o alemão Stefan Mücke, um de seus companheiros de equipe juntamente com o inglês Darren Turner, colocar o Vantage no 3º lugar do grid da classe GT, logo à frente do segundo carro da escuderia inglesa liderado pelo português Pedro Lamy. O mais rápido da categoria foi o italiano Gianmaria Bruni, com uma Ferrari F458 Italia, enquanto a pole na geral ficou com o protótipo Audi R18 e-tron quattro do trio Marcel Fassler- Benoit Treluyer-Oliver Jarvis, com o tempo de 1min43s886.

Bruno começou a passar mal no início da semana, a exemplo de mais cinco integrantes da Aston Martin. Mas, ao contrário dos membros do time que permaneceram em repouso no hotel por 48 horas, o ex-piloto da HRT, Lotus-Renault e Williams na Fórmula 1 compareceu todos os dias no autódromo para acompanhar as atividades de pista. Nesta quinta-feira, por exemplo, ele tomou parte dos ensaios noturnos. "Cheguei até a vomitar um pouco depois dos treinos. Hoje, ainda consegui comer uma barrinha de cereais. Os médicos que me atenderam querem que eu vá a um hospital fazer exames caso não melhore até o final do dia", explicou Bruno, que passou grande parte da sexta-feira recebendo soro e tomando outras medicações ministradas no ambulatório.

A tomada classificatória de apenas 15 minutos revelou o equilíbrio esperado. Bruni superou o inglês Oliver Gavin (Corvette C6 ZR1) por apenas um décimo de segundo, enquanto Mucke deixou escapar uma vaga na primeira fila dos GT por 56 centésimos. Com os carros andando tão próximos, o resultado final poderá depender do ritmo de cada um dos pilotos e da estratégia de parada para reabastecimento e troca de pneus de cada equipe. De acordo com Bruno, cada um dos integrantes do trio da Aston Martin deverá fazer dois turnos de cerca de 50 minutos a cada seis horas de prova. A largada está marcada para as 11h45 (Brasília). A Aston Martin está usando a prova como preparação ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA e em especial para as 24 Horas de Le Mans, evento mais importante da modalidade.


Os melhores da classe GT no grid das 12 Horas de Sebring:

1 - Gianmaria Bruni - Ferrari F458 Italia - 1min58s815
2 - Oliver Gavin - Chevrolet Corvette C6 ZR1 - 1min58s934
3 - Stefan Mucke - Aston Martin Vantage V8 - 1min58s990
4 - Pedro Lamy - Aston Marin Vantage V8 - 1min59s208
5 - Antonio Garcia - Chevrolet Corvette C6 ZR1 - 1min59s348
6 - Jonathan Bomarito - SRT Viper GTS-R - 1min59s430
7 - Marco Holzer - Porsche 911 GT3 RSR - 1min59s543
8 - Maxime Martin - BMW Z4 GTE - 1min59s736
9 - Joey Hand - BMW Z4 GTE - 1min59s847
10 - Dominik Farnbacher - SRT Viper GTS-R - 1min59s898
11 - Leh Keen - Ferrari F458 Italia - 2min00s308
12 - Wolf Henzler - Porsche 911 GT3 RSR - 2min00s365

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2
 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bruno Senna estreia em Sebring de olho em Le Mans




Brasileiro faz neste fim de semana sua primeira prova na temporada de endurance

SÃO PAULO - Depois de três temporadas na Fórmula 1, a nova vida de Bruno Senna no automobilismo em provas de endurance está começando neste fim de semana nas 12 Horas de Sebring, abertura da American Le Mans Series. Bruno estreará pela equipe oficial da Aston Martin com o modelo Vantage da classe GT, ao lado do inglês Darren Turner e do alemão Stefan Mücke, e nesta sexta-feira o trio entrará como forte candidato à pole na tomada classificatória da categoria, marcada para o meio da tarde no circuito da Flórida.

Apesar de animado com os resultados iniciais, Bruno admite que a presença da tradicional marca inglesa - que está completando 100 anos em 2013 - do outro lado do Oceano Atlântico tem como objetivo maior a preparação às 24 Horas de Le Mans, uma das principais provas do calendário mundial e cuja vitória se transformou em uma quase obsessão para a Aston Martin no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Bruno acredita que as características das 12 Horas de Sebring, em sua edição de número 61, devem colaborar bastante para os objetivos da equipe. "Esta pista é longa, com quase seis quilômetros de comprimento, mas muito estreita e bastante rude com os carros. O asfalto tem ondulações severas e nas curvas 13 e 17 o carro chega a decolar. Os modelos da GT batem no chão, então imagine os protótipos, que são muito mais baixos. Mas a verdade é que, se o carro aguentar o tranco aqui, então certamente também vai aguentar em Le Mans", arriscou.

Apesar de uma virose que reduziu sua resistência notadamente na quarta-feira e hoje ainda continuava se manifestando, Bruno disse que está gostando da nova experiência. "Está tudo muito legal até agora. Claro que a estrutura é completamente diferente da Fórmula 1, mas é um automobilismo mais puro, com aquele jeitão todo americano. Só não está sendo uma diversão completa porque ainda estou meio zuado com essa virose", explicou, pouco depois de uma reunião com os engenheiros no final da tarde que antecipou os trabalhos previstos para a única sessão de ensaios noturnos da quinta-feira.

Nos dois treinos livres de hoje, o Vantage ficou respectivamente em primeiro e em segundo lugares da GT. Os Corvette C6 ZR1 e a Ferrari F458 aparecem como adversários de respeito, mas Bruno disse que o panorama ainda não está claro por causa das regras que podem punir com o acréscimo de peso os carros cujo desempenho esteja acentuadamente acima dos rivais. "Pode ter gente escondendo o jogo. É ainda pior do que nos testes de inverno da Fórmula 1, porque neste caso só o combustível e os pneus podem mascarar os resultados. Aqui, há muito mais variáveis", lembrou. "De qualquer forma, pelo que senti até agora, nosso carro parece mesmo estar muito bom", completou.

Embora a equipe não se tenha pronunciado oficialmente, a tendência é que Mücke seja escalado para ocupar o cockpit do Vantage no qualifying de apenas 15 minutos - a partir das 15 horas (Brasília). "Ele tem muito mais a mão do carro", justificou Bruno. Com capacidade aproximada para 50 minutos em condições normais de corrida, Bruno acha que cada um dos três pilotos completará dois turnos em cada seis horas de prova. "Espero que nada de anormal aconteça, porque se um de nós tiver algum problema e não puder continuar, será muito cansativo para os demais andar cerca de duas horas, dependendo da quantidade de safety cars, e descansar por cerca de uma hora e meia apenas, se o ritmo aumentar na pista."

A largada das 12 Horas de Sebring está prevista para as 11h45 (Brasília).

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: AMR/MF2

domingo, 10 de março de 2013

Programação Completa - 12 Horas de Sebring

+11 de março (segunda-feira):
1ª Sessão de testes:  9:00h
2ª Sessão de testes: 14:00h às 18:00h

+ 12 de março (terça-feira):
3ª Sessão de testes:  12:50h às  13:50h
4ª Sessão de testes: 17:50h às 18:50h

+ 13 de março (quarta-feira):
5ª Sessão de testes: 18:00h às 19:00h

+ 14 de março (quinta-feira):
1º Treino Livre (todas as classes): 11:15h às 12:15h
2º Treino Livre (todas as classes): 16:15h às 17:15h
3º Treino Livre (todas as classes): 21:00h às 22:45h

+ 15 de março (sexta-feira):
4º Treino Livre (todas as classes): 10:20h às 11:20h
Sessão de Autógrafos dos Pilotos: 12:15h às 13:15h
Qualifying (classe GT): 14:35h às 14:50h

+ 16 de março (sábado):
Warm up (todas as classes): 9:00h às 9:25h
Corrida (12 Horas de Sebring): 11:45h às 23:45h

* Horário de Brasília
** Programação sujeita a alterações pelos organizadores do evento